15 módulos + 3 meses de TCC (Artigo)
Assista quando puder
de carga horária total
Este módulo estabelece as bases conceituais e técnicas da ABA (Applied Behavior Analysis), oferecendo uma compreensão sólida e atualizada dos princípios que sustentam sua aplicação clínica. O conteúdo é estruturado para garantir domínio conceitual e coerência metodológica nas intervenções, com foco na prática baseada em evidências.
Conteúdo Programático:
Este módulo aborda os fundamentos da neurociência em diálogo direto com a análise funcional do comportamento. A proposta é oferecer uma compreensão integrada entre os aspectos neurobiológicos e os processos comportamentais que influenciam o desenvolvimento infantil, com foco na atuação clínica baseada em evidências.
Conteúdo Programático:
Este módulo apresenta os principais métodos de avaliação utilizados em ABA, com foco na coleta e interpretação sistemática de dados para embasar decisões clínicas. A ênfase está na precisão analítica e na elaboração de intervenções baseadas em evidências, utilizando protocolos validados e estratégias de mensuração contínua e descontínua.
Conteúdo Programático:
Aborda o processo de construção de planos terapêuticos personalizados a partir de avaliações comportamentais. O foco é garantir intervenções alinhadas ao repertório individual, com critérios claros de priorização, generalização e ajustes conforme evolução do aluno.
Conteúdo Programático:
Explora os principais procedimentos utilizados em programas de ensino dentro da análise do comportamento, com foco na aquisição de habilidades acadêmicas, funcionais e sociais.
Conteúdo Programático:
Este módulo apresenta estratégias técnicas e funcionais para avaliação e intervenção em comportamentos inadequados. Com base na função do comportamento, o aluno aprenderá a estruturar ações clínicas que previnam a recorrência de condutas disfuncionais, garantindo segurança, efetividade e ética na prática profissional.
Conteúdo Programático:
Baseado na obra de B.F. Skinner, este módulo aprofunda a análise do comportamento verbal e suas aplicações clínicas. O conteúdo prepara o profissional para desenvolver repertórios de linguagem funcional em indivíduos com déficits de comunicação, ampliando a autonomia e a interação social.
Conteúdo Programático:
Este módulo trata da relação entre análise do comportamento e desenvolvimento de habilidades cognitivas e acadêmicas. A proposta é utilizar a ABA para promover o domínio simbólico necessário à alfabetização, leitura funcional, escrita e conceitos matemáticos básicos, com atenção às particularidades do público com TEA.
Conteúdo Programático:
Este módulo aborda a utilização da ABA como ferramenta de apoio no processo de inclusão escolar, com foco em estratégias colaborativas, adaptações curriculares e mediação de comportamentos em sala de aula. A proposta é preparar o profissional para atuar de forma integrada com instituições de ensino, respeitando as diretrizes legais e promovendo a participação efetiva do aluno no ambiente educacional.
Conteúdo Programático:
Focado na aplicação prática da ABA em ambientes naturais e dinâmicas sociais, este módulo enfatiza abordagens funcionais de ensino voltadas ao desenvolvimento global da criança. O conteúdo contempla estratégias mediadas por pares, familiares e educadores, promovendo a generalização de repertórios comportamentais e sociais.
Conteúdo Programático:
Este módulo amplia a atuação clínica para as fases posteriores do desenvolvimento, abordando temas como autonomia funcional, vida adulta, sexualidade e inserção social. O objetivo é preparar o profissional para atuar com segurança em contextos mais complexos, respeitando a individualidade e promovendo autodeterminação.
Conteúdo Programático:
Este módulo prepara o profissional para uma atuação colaborativa junto à família e à equipe multidisciplinar. O foco está na construção de vínculos terapêuticos sólidos, na formação de cuidadores e no trabalho integrado com outros profissionais da saúde, ampliando o impacto clínico das intervenções em ABA.
Conteúdo Programático:
Este módulo apresenta recursos tecnológicos que ampliam a eficiência e o alcance das intervenções em ABA. Serão exploradas ferramentas digitais para coleta de dados, gestão clínica e acompanhamento remoto, com destaque para o uso ético da inteligência artificial e a análise da efetividade de soluções digitais com base em evidências científicas.
Conteúdo Programático:
Neste módulo são discutidos os principais códigos de conduta profissional no contexto da Análise do Comportamento Aplicada, com ênfase na supervisão técnica, na tomada de decisão ética e nas exigências internacionais e nacionais. O aluno será capacitado para exercer sua prática com responsabilidade, transparência e rigor técnico.
Conteúdo Programático:
Encerrando o curso, este módulo promove a consolidação dos conhecimentos por meio da análise crítica de casos clínicos reais e da construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta é integrar teoria e prática, com supervisão direta e feedback individualizado, reforçando a capacidade técnica e a autonomia profissional do aluno.
Conteúdo Programático:
Profissional com mais de 15 anos de experiência na área educacional, com forte atuação na criação de estratégias de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e acessibilidade pedagógica para crianças, jovens e adultos com diferentes necessidades. Possui expertise sólida na aplicação de ferramentas neuropsicopedagógicas com base em evidências científicas, aliando conhecimento sobre funcionamento cerebral à prática clínica e escolar. Especialista em alfabetização de pessoas com Deficiência Intelectual, Dislexia e transtornos do neurodesenvolvimento, atua com foco em práticas individualizadas e inclusão educacional efetiva. Tem experiência destacada em formação de professores, intervenção cognitiva e construção de ambientes de aprendizagem acessíveis e eficazes. Mestre em Educação e especialista em Neuropsicologia, desenvolve soluções educacionais aplicadas a contextos clínicos e escolares, com domínio em neurociência da aprendizagem, cognição simbólica e práticas pedagógicas adaptadas.
Psicólogo com ampla trajetória acadêmica e clínica, com experiência consolidada na atuação com transtornos do comportamento e na formação de profissionais da saúde. Doutor em Psicologia com ênfase em Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde, possui domínio profundo dos fundamentos da análise do comportamento, avaliação clínica e estratégias de intervenção com base em evidências. Mestre em Psicologia Social e especialista em Psicopatologia, atua como professor universitário e supervisor clínico, com destaque na condução de estágios supervisionados e projetos de desenvolvimento profissional. Sua abordagem alia rigor acadêmico à prática efetiva, preparando profissionais para intervenções éticas, técnicas e sensíveis ao contexto familiar e social dos atendidos. Com experiência em avaliação institucional, gestão acadêmica e docência no ensino superior, também contribui na orientação de trabalhos científicos, integração de equipes multidisciplinares e supervisão de práticas clínicas em contextos diversos.
Mestre em Educação e especialista em Psicopedagogia Clínica, possui sólida formação voltada ao atendimento de crianças com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Atua com foco na inclusão, na alfabetização e no desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de estratégias baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Graduada e pós-graduada pela Universidade Federal de São Paulo, integra em sua prática fundamentos pedagógicos e clínicos, com ênfase nas linguagens infantis, cultura da infância e processos simbólicos de aprendizagem. Sua experiência abrange desde a intervenção direta com crianças até a formação de professores e construção de práticas educativas adaptadas ao contexto da neurodiversidade. Com atuação centrada na alfabetização de crianças autistas e no fortalecimento de repertórios acadêmicos funcionais, contribui para o avanço de abordagens personalizadas, sensíveis e baseadas em evidências.
é a nota de corte para aprovação em cada módulo
caso assista todas as aulas gravadas
se participar ativamente da aula de tira dúvidas
Se acertar todas as 20 questões da prova objetiva
Ao concluir com êxito a elaboração de um artigo
Nossos programas de Mestrados são regularmente atualizados para incorporar as mais recentes tecnologias e tendências de mercado. Essas atualizações são integradas à grade curricular e à ementa do curso a cada semestre.
Ao se matricular e após a conclusão do curso, você terá acesso a todas essas atualizações sem custo adicional por até 5 anos.
A Universidade Harold Gillies (HGU), fundada em 2002 como Universidade da Flórida (FU), celebrou em 2023 um marco importante com a mudança oficial de nome para Universidade Harold Gillies – HGU.
Somos parte do Grupo Educacional UNEED, que já impactou mais de 10.000 alunos em mais de 12 países, com o apoio de 100 professores altamente qualificados e uma oferta diversificada de mais de 50 cursos.
Nosso propósito é transformar vidas por meio de uma formação de qualidade, alinhada às demandas do mercado e às expectativas de profissionais que buscam protagonizar suas trajetórias no Brasil e no mundo.
As aulas são gravadas por tópicos para facilitar a aprendizagem e oferecer flexibilidade ao aluno. Além disso, realizamos encontros ao vivo para tirar dúvidas, permitindo interação direta com os professores e networking com outros profissionais da área.
A carga horária total do curso é de 600 horas, distribuídas em aulas gravadas, materiais complementares e encontros ao vivo para tirar dúvidas.
O curso ficará disponível por 5 anos, incluindo atualizações contínuas. A grade curricular é revisada regularmente para incluir novas tecnologias e tendências de mercado, garantindo conteúdo sempre atualizado.
Não. As turmas são fechadas e limitadas a até 30 alunos, garantindo maior qualidade nos encontros ao vivo e interação personalizada. Novas turmas podem ter ajustes nos planos de investimento.
Sim. Ao final do curso, o aluno deve entregar um TCC relacionado ao tema do curso. O prazo para entrega é de 3 meses, e não será necessária apresentação em banca.
Certificação de Pós-Graduação Lato Sensu pelo MEC: Validação nacional que permite atuação no Brasil como especialista. Para reconhecimento do diploma de mestrado como título brasileiro, é necessário realizar o processo na plataforma Carolina Bori, conforme normas da CAPES.
A nota mínima para aprovação em cada módulo é 7.
Critérios de pontuação:
Ele permite ao aluno resumir o conhecimento adquirido no módulo em até duas páginas, funcionando como um complemento aos estudos. Caso o aluno atinja a nota mínima sem o artigo, sua entrega não será obrigatória.
Sim. A HGU é uma instituição americana, reconhecida nos EUA, e está autorizada a operar no Brasil como instituição estrangeira, de acordo com o Código Civil Brasileiro (art. 1.134).
No Brasil, o título de Mestrado pode ser validado via plataforma Carolina Bori, conforme as normas da CAPES. Além disso, todos os alunos têm garantia da Certificação de Pós-Graduação Lato Sensu reconhecida pelo MEC.
Não. A HGU opera exclusivamente no formato online (EAD) e não possui campus físico no Brasil.
A Harold Gillies University está domiciliada nos Estados Unidos, no estado da Flórida.
Sim. A HGU possui um escritório Administrativo em Goiânia, no seguinte endereço:
Av. T-2, Quadra 75, Lote 12A, Número 694 - St. Bueno, Goiânia - GO, CEP 74210-010.
O reconhecimento do diploma de Mestrado como título brasileiro é realizado através da plataforma Carolina Bori, respeitando as normas da CAPES. Este processo é opcional e necessário para validação oficial no Brasil.
A HGU é voltada para profissionais com graduação, atuantes no mercado e interessados em qualificação internacional nas áreas de Agronegócio, Contabilidade, Engenharia e outras áreas de destaque global.
Oferecemos diversas opções de pagamento, incluindo parcelamento no boleto/cartão. Consulte nossa equipe para detalhes sobre as condições disponíveis.
Para ingressar em um mestrado na HGU, é necessário possuir graduação completa. Preferencialmente, o candidato deve ter uma pós-graduação e experiência de mercado, garantindo que o conteúdo seja aplicável e relevante para sua trajetória profissional.
As matrículas seguem o cronograma de cada turma. Consulte nossa equipe para datas e detalhes específicos da próxima turma.