15 módulos + 3 meses de TCC (Artigo)
Gravadas por tópicos, assista quando puder
de carga horária total
Profissionais que atuam ou desejam atuar em sistemas integrados de produção e sustentabilidade agrícola.
Consultores técnicos que desejam se especializar em práticas sustentáveis e modernas, como ILPF e manejo biológico.
Profissionais interessados em certificação ambiental, recuperação de áreas degradadas e conservação da biodiversidade.
Agricultores e pecuaristas que buscam soluções práticas para aumentar a eficiência produtiva e econômica em suas propriedades.
Estudantes e profissionais envolvidos em pesquisas sobre sistemas de produção sustentável, nutrição de plantas e manejo integrado.
Técnicos interessados em projetos de recuperação ambiental e manejo sustentável de solos e água.
Profissionais de órgãos públicos ou empresas privadas que atuam na implementação de políticas de desenvolvimento rural sustentável.
Líderes empresariais que necessitam de conhecimento em ESG, PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais) e certificação internacional.
Tutor: Eduardo Martins - Presidente GAAS
Este módulo aborda os fundamentos da agricultura regenerativa, uma abordagem inovadora que combina práticas agrícolas sustentáveis com a restauração dos ecossistemas. Os alunos explorarão como aumentar a produtividade agrícola, regenerar o solo e promover a biodiversidade enquanto atendem às exigências de certificações ambientais. Serão discutidas estratégias para implementar a agricultura regenerativa em diferentes contextos, os desafios enfrentados e os impactos positivos para os sistemas produtivos e ambientais.
Tópicos:
Tutor: Lino Roberto Ferreira - Dr. em Produção Vegetal
O módulo explora técnicas avançadas para a recuperação de pastagens e áreas degradadas, com foco no uso do plantio direto e sistemas integrados. Os alunos aprenderão a identificar os principais fatores que levam à degradação das áreas agrícolas e como estratégias sustentáveis podem ser implementadas para reverter esse quadro. O conteúdo também aborda os impactos econômicos e ambientais da recuperação dessas áreas.
Tópicos:
Tutor: Ronaldo Trecenti - Mestre em Ciências Agrárias
Este módulo apresenta os fundamentos dos sistemas de produção sustentável, destacando o papel da biodiversidade e do sequestro de carbono na mitigação das mudanças climáticas. Os alunos entenderão como práticas agrícolas integradas contribuem para a sustentabilidade dos ecossistemas produtivos e quais tecnologias podem maximizar esses resultados.
Tópicos:
Tutor: Ronaldo Trecenti - Mestre em Ciências Agrárias
Neste módulo, os alunos estudarão os sistemas de integração lavoura-pecuária e floresta, com foco em práticas que maximizam a eficiência produtiva e ambiental. Serão abordadas tecnologias inovadoras para o manejo sustentável, o impacto econômico desses sistemas e as soluções para os desafios enfrentados pelos produtores.
Tópicos:
Tutor: Edemar Moura - Doutorado em Agronomia/Agricultura
O módulo aborda as propriedades fundamentais do solo em cultivos integrados, destacando sua importância para a produtividade agrícola. Os alunos aprenderão a diagnosticar e manejar solos com foco em melhorar sua saúde e eficiência em sistemas produtivos.
Tópicos:
Tutor: Gustavo Nogueira - Dr. em Solos e Plantas
Este módulo capacita os alunos na análise detalhada de solos, abordando métodos de interpretação de resultados e recomendações práticas de manejo e correção. Serão apresentados estudos de caso que destacam os impactos econômicos e ambientais de práticas adequadas de manejo do solo.
Tópicos:
Tutor: Gustavo Nogueira - Dr. em Solos e Plantas
Este módulo aborda os fundamentos da nutrição mineral de plantas, destacando a importância dos nutrientes para o desenvolvimento e produtividade das culturas. Os alunos aprenderão a diagnosticar deficiências nutricionais, otimizar o uso de fertilizantes e implementar estratégias que aumentem a eficiência do uso de nutrientes em sistemas integrados de produção.
Tópicos:
Tutor: Laércio Zambolim - Dr. em Fitopatologia
Os bioinsumos têm se tornado uma ferramenta essencial na agricultura moderna. Este módulo explora os tipos, produção e aplicação de bioinsumos, enfatizando seus benefícios para a sustentabilidade e produtividade agrícola. Serão discutidas as vantagens econômicas e ambientais, bem como estudos de caso de sucesso na utilização de bioinsumos.
Tópicos:
Tutor: Lino Roberto Ferreira - Dr. em Produção Vegetal
Este módulo aborda o manejo integrado de plantas daninhas, um componente crítico para a sustentabilidade agrícola. Os alunos aprenderão a identificar plantas daninhas, avaliar seus impactos e implementar estratégias de controle que minimizem danos às culturas e ao meio ambiente.
Tópicos:
Tutor: Ivan Cruz - Dr. em Ciência/Entomologia
Neste módulo, os alunos serão introduzidos aos conceitos de manejo biológico de pragas, explorando a utilização de agentes naturais como alternativa sustentável aos métodos convencionais de controle. O foco será na aplicação prática e avaliação da eficácia em sistemas integrados de produção.
Tópicos:
Tutor: Laércio Zambolim - Dr. em Fitopatologia
Este módulo explora o manejo biológico de doenças em sistemas agrícolas integrados, abordando os principais agentes biológicos e suas aplicações práticas. Os alunos aprenderão a integrar estratégias de controle biológico para aumentar a produtividade e reduzir o impacto de doenças nas culturas.
Tópicos:
Tutor: André Fernandes
Este módulo apresenta os fundamentos do manejo e gestão sustentável da água na agricultura irrigada. Os alunos aprenderão sobre tecnologias modernas de irrigação, estratégias de uso eficiente da água e o impacto dessas práticas na produtividade e conservação ambiental.
Tópicos:
Tutor: Minibio Jiyan Yari - Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
A agricultura digital está transformando o setor agrícola. Este módulo explora tecnologias digitais, certificações ambientais, práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e pagamento por serviços ambientais (PSA). Os alunos entenderão como integrar essas práticas para melhorar a gestão e sustentabilidade no agro.
Tópicos:
Este módulo aborda os fundamentos de gestão aplicados ao agronegócio, com foco no planejamento estratégico, gestão de pessoas e análise de mercado. Os alunos aprenderão a desenvolver competências para liderar e gerenciar empresas agrícolas de maneira eficiente e sustentável.
Tópicos:
O módulo aborda estratégias de planejamento produtivo no agronegócio, com ênfase em arranjos produtivos locais (APL) e fontes de financiamento. Os alunos aprenderão a identificar oportunidades de captação de recursos e estruturar planos de negócios para empreendimentos agrícolas.
Tópicos:
DNa Universidade Federal de Viçosa fez Agronomia (1978) e mestrado em Fitotecnia (1981). Cursou o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Trabalhou na empresa de pesquisa do Estado do Espírito Santo por cinco anos. Foi professor associado do Departamento de Fitotecnia da UFV, onde atuou no ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão nas áreas de biologia e manejo de plantas daninhas, fitorremediação e comportamento de herbicidas no solo, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, plantio direto e integração lavoura-pecuária-floresta. É autor de vários artigos em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos. Foi orientador de vários estudantes a nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, com mais de 80 orientações concluídas. É bolsista de produtividade do CNPq nível 1C. Também tem ação destacada nas atividades de extensão rural, onde já recebeu as seguintes honrarias: Medalha de Ouro Peter H. Rolfs do mérito em Extensão; Diploma de Mérito Florestal e Comenda Antônio Secundino de São José.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1970), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1973) e doutorado em Fitopatologia - University of Florida (1980). Possui pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Universidade de Wisconsin, Estação Experimental de Beltsville, Maryland e no Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro, Oeiras, Portugal. Foi professor titular da Universidade Federal de Viçosa de 1980 até 2019. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças, fitossanidade, café, soja, feijão, fruteiras e hortaliças. Dedicou sua vida à área de Manejo Integrado de Doenças de Plantas. Coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Proteção de Plantas por 30 anos. Participou de inúmeros cursos, simpósios e congressos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Publicou inúmeros livros e trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais na área de manejo integrado de doenças de plantas.
Dr. em Ciência/Entomologia e Pesquisador de carreira na EMBRAPA, contratado logo após sua graduação em Engenharia Agronômica. Desde 1974 desenvolve suas atividades na Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas, MG. Terminou seu mestrado (1980) nos EUA na Universidade de Purdue, onde recebeu a homenagem da Purdue chapter of Gamma Sigma Delta. Em 1986, terminou seu doutorado na ESALQ/USP. Sua especialidade é o manejo integrado de pragas com ênfase no controle biológico, aplicado tanto na agricultura familiar quanto na agricultura comercial.
Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Graduação em Ciência da Computação pela UEMS. Foi professor em Computação no Campus Campo Grande - IFMS e na Universidade Uniderp (2004 a 2010). Atuou como Gestor de Projetos Tecnológicos na Superintendência de Ciência e Tecnologia de MS (2000 a 2006).
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (atualmente Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP). É especialista em Plantio Direto pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Agrárias também pela UnB.
Engenheiro Agrônomo com experiência em Solos e Nutrição de Plantas. Doutorado pela Universidade Federal de Viçosa. Ele tem mais de 10 anos de atuação no setor de fertilizantes, além de experiência em defensivos e extensão rural. Durante sua carreira, trabalhou em grandes empresas como a Syngenta e a Fertilizantes Heringer, com foco em nutrição de culturas como café, cana-de-açúcar, milho e eucalipto. Suas habilidades incluem treinamento técnico, pesquisa aplicada e suporte a produtores rurais, principalmente na área de cafeicultura.
Biólogo com mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). Com ampla experiência em sustentabilidade e manejo ambiental, Eduardo Martins foi presidente do IBAMA e coordenador do WWF-Brasil, liderando projetos de conservação e manejo sustentável. Atualmente, preside o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), promovendo a sustentabilidade na agricultura intensiva e extensiva, e é acionista da Novo Solo, empresa dedicada à produção de remineralizadores de solo. Também atua como agricultor de florestas plantadas e pecuarista, com foco em práticas orgânicas e sustentáveis.
Engenheiro Agrônomo com doutorado em Engenharia Agrícola pela UNICAMP. Especialista em Irrigação e Drenagem, André Luís Fernandes atua como Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e é professor em programas de mestrado em Engenharia Química e Produção Vegetal. Publicou diversos artigos científicos, livros e capítulos, além de participar de eventos nacionais e internacionais no setor agrícola. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) e é membro do Conselho Diretor da ABID. Com vasta experiência em pesquisa, extensão e inovação tecnológica, lidera projetos voltados à sustentabilidade e eficiência hídrica na agricultura.
Especialista em Gestão do Agronegócio com ampla experiência acadêmica e prática. Eduardo Gouvêa é Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e possui graduação em Administração, Ciências Contábeis e Gestão do Agronegócio. Coordenador de diversos MBAs e Pós-Graduações, incluindo Gestão do Agronegócio, ele alia conhecimento acadêmico à prática adquirida em 13 anos de atuação na multinacional Sipcam Isagro Brasil, nos setores de produção, finanças e comércio exterior. Atualmente, lidera a Egouvea Consultoria, com foco em gestão estratégica no agronegócio e é reconhecido por sua experiência em ensino e desenvolvimento de profissionais no setor.
é a nota de corte para aprovação em cada módulo
caso assista todas as aulas gravadas
se participar ativamente da aula de tira dúvidas
Se acertar todas as 20 questões da prova objetiva
Ao concluir com êxito a elaboração de um artigo
Nossos programas de Mestrados são regularmente atualizados para incorporar as mais recentes tecnologias e tendências de mercado. Essas atualizações são integradas à grade curricular e à ementa do curso a cada semestre.
Ao se matricular e após a conclusão do curso, você terá acesso a todas essas atualizações sem custo adicional por até 5 anos.
A Universidade Harold Gillies (HGU), fundada em 2002 como Universidade da Flórida (FU), celebrou em 2023 um marco importante com a mudança oficial de nome para Universidade Harold Gillies – HGU.
Somos parte do Grupo Educacional UNEED, que já impactou mais de 10.000 alunos em mais de 12 países, com o apoio de 100 professores altamente qualificados e uma oferta diversificada de mais de 50 cursos.
Nosso propósito é transformar vidas por meio de uma formação de qualidade, alinhada às demandas do mercado e às expectativas de profissionais que buscam protagonizar suas trajetórias no Brasil e no mundo.
As aulas são gravadas por tópicos para facilitar a aprendizagem e oferecer flexibilidade ao aluno. Além disso, realizamos encontros ao vivo para tirar dúvidas, permitindo interação direta com os professores e networking com outros profissionais da área.
A carga horária total do curso é de 600 horas, distribuídas em aulas gravadas, materiais complementares e encontros ao vivo para tirar dúvidas.
O curso ficará disponível por 5 anos, incluindo atualizações contínuas. A grade curricular é revisada regularmente para incluir novas tecnologias e tendências de mercado, garantindo conteúdo sempre atualizado.
Não. As turmas são fechadas e limitadas a até 30 alunos, garantindo maior qualidade nos encontros ao vivo e interação personalizada. Novas turmas podem ter ajustes nos planos de investimento.
Sim. Ao final do curso, o aluno deve entregar um TCC relacionado ao tema do curso. O prazo para entrega é de 3 meses, e não será necessária apresentação em banca.
Certificação de Pós-Graduação Lato Sensu pelo MEC: Validação nacional que permite atuação no Brasil como especialista. Para reconhecimento do diploma de mestrado como título brasileiro, é necessário realizar o processo na plataforma Carolina Bori, conforme normas da CAPES.
A nota mínima para aprovação em cada módulo é 7.
Critérios de pontuação:
Ele permite ao aluno resumir o conhecimento adquirido no módulo em até duas páginas, funcionando como um complemento aos estudos. Caso o aluno atinja a nota mínima sem o artigo, sua entrega não será obrigatória.
Sim. A HGU é uma instituição americana, reconhecida nos EUA, e está autorizada a operar no Brasil como instituição estrangeira, de acordo com o Código Civil Brasileiro (art. 1.134).
No Brasil, o título de Mestrado pode ser validado via plataforma Carolina Bori, conforme as normas da CAPES. Além disso, todos os alunos têm garantia da Certificação de Pós-Graduação Lato Sensu reconhecida pelo MEC.
Não. A HGU opera exclusivamente no formato online (EAD) e não possui campus físico no Brasil.
A Harold Gillies University está domiciliada nos Estados Unidos, no estado da Flórida.
Sim. A HGU possui um escritório Administrativo em Goiânia, no seguinte endereço:
Av. T-2, Quadra 75, Lote 12A, Número 694 - St. Bueno, Goiânia - GO, CEP 74210-010.
O reconhecimento do diploma de Mestrado como título brasileiro é realizado através da plataforma Carolina Bori, respeitando as normas da CAPES. Este processo é opcional e necessário para validação oficial no Brasil.
A HGU é voltada para profissionais com graduação, atuantes no mercado e interessados em qualificação internacional nas áreas de Agronegócio, Contabilidade, Engenharia e outras áreas de destaque global.
Oferecemos diversas opções de pagamento, incluindo parcelamento no boleto/cartão. Consulte nossa equipe para detalhes sobre as condições disponíveis.
Para ingressar em um mestrado na HGU, é necessário possuir graduação completa. Preferencialmente, o candidato deve ter uma pós-graduação e experiência de mercado, garantindo que o conteúdo seja aplicável e relevante para sua trajetória profissional.
As matrículas seguem o cronograma de cada turma. Consulte nossa equipe para datas e detalhes específicos da próxima turma.